terça-feira, abril 25, 2006

A "minha" Matilde já mama...

A "minha" Matilde nasceu antes do tempo, com 29 semanas (quando o ideal seria ficar in utero ate ás 36). Esteve ventilada durante n dias, teve anemia e por isso foi transfundida aos 29 dias de vida e volta e meia esquecia-se de respirar. O cérebro dela é, ainda, muito imaturo, não se consegue lembrar de tudo...

Só a conheci há duas semanas mas foi amor á primeira vista. Observei-a durante estas duas semanas, sempre com o cuidado de não a "mexer muito" apesar de me apetecer agarrar nela e embalá-la todos os dias... Todos os dias era a mesma rotina: auscultar, palpar a barriguita e depois, como pretexto para avaliar se a Matilde estava pálidazinha, hidratada e etc, conversava um bocadinho com ela. Era tipo "Aiiii a "minha" Matilde tão linda... e tem um gorro tão giro... vá, toca a comer... e não se respira porquê dona Matilde? Temos de respirar e comer pra ir para casa..."
O resultado foi que ao fim de uma semana ela já esboçava um sorriso quando ouvia a minha voz. Ok, se calhar eram só cólicas mas eu prefiro acreditar que era um sorriso :)
Todos os santos dias lá ia eu confirmar se ela ainda fazia dessaturações de oxigénio (que acontecem quando ela se mexe ou fica cansada e o aporte de oxigénio aos tecidos baixa) e se já mamava sozinha pelo biberon ou se ainda precisava do tubinho que levava a comida directamente ao estômago. Ultimamente ela tomava um bocadinho pelo biberon, cada vez mais, mas nunca conseguia completar tudo então tinha sempre de ser entubada.
Ontem quando cheguei fiz a mesma coisa mas tive pela primeira vez a alegria de ver que a "minha" Matilde já mama... Como é obvio não pude perder o momento da mamada e quando entro no quartinho lá estava ela, com uma gaze esterilizada a fazer de babete, a beber um biberon inteiro... 50 ml de leite!!! Ainda mantém alguma descoordenação a mamar, adormece a meio, baba-se... mas já não precisa de tubinho... E até já nem baixa tanto os "níveis" de oxigénio... É uma lutadora, a "minha" Matilde.
Hoje a Matilde tem 47 dias de vida e se tivesse na barriga da mãe faria hoje 36 semanas de gestação. Ou seja, só se nascesse hoje é que seria considerada um bebé de termo. A Matilde teve de aprender por ela própria a fazer aquilo que os outros bebés já "nascem ensinados" a fazer. Coisas tão simples como respirar e comer são, para estes bebés, autênticas cruzadas.
Por isso hoje esqueço todos os lideres politicos, as celebridades, as top models e as actrizes que aparecem na tv... Hoje a minha heroína é a Matilde.

Sem comentários: