Estou chocada, confesso. Agora entendo porque não vejo tv.
Hoje á hora do almoço vi um programa. Ainda estou chocada. Segundo o que percebi, é um
reality show em que "
14 mulheres mulheres entram numa quinta luxuosa onde durante 24 dias vão viver um verdadeiro conto de fadas, sabem que vão conhecer e conviver com um homem elegante e com algum dinheiro, mas logo à chegada são informadas de que o homem com quem vão conviver nas próximas semanas, recebeu há seis meses uma grande Fortuna...avaliada em cerca de 20 milhões de euros!".
Como é que 14 mulheres bonitas (a maioria), jovens, com braços e pernas e cérebro e essas coisas todas, se propõem a isto?
Escusado será dizer que as meninas andam todas maravilhadas com os cenários de muito luxo, os passeios a cavalo e as limusines, a mansão etc e passam o dia em conflitos, intrigas e birrinhas. Tipico. Há uma que passou o programa todo a chorar. Ela era chorar com medo de não ser escolhida, ela era chorar quando foi escolhida (choro ao qual, neste momento, adicionou um ligeiro tremor), ela era chorar quando soube que iam para Barcelona... Por favor, com tantos motivos para chorar!!
Entretanto quando souberam que iam para Barcelona, uma das primeiras perguntas das meninas foi "será que o Pedro nos vai levar ás compras?"... E trabalhar para poder ir ás compras com o seu próprio cartão, não?... Continuo chocada.
"No final, apenas uma mulher será a escolhida pelo Pedro, e a quem ele terá que contar toda a verdade, ou seja, que não é milionário! Será que se não fosse pela conta bancária, ela nunca se interessaria pelo Pedro? Ou será que ela vai perdoar esta grande mentira e no final o amor ultrapassa tudo?"
AMOR???? Mas alguém ama alguém depois de estar 24 dias num programa ao qual concorreu porque o dito cujo homem dos sonhos era milionário? Pode ser de mim, mas há algo muito errado aqui.
A unica coisa que este programa passa é a banalização. A banalização dos sentimentos, a banalização da mulher. Enfim, é o eterno imortalizar da mulher bonita, burra, fútil e interesseira.
As femininistas que queimaram os soutiens há 30 anos para permitir que a mulher tivesse mais direitos devem andar todas a dar voltas nos caixões... Bem como todas as pessoas que actualmente lutam pela dignificação da mulher por esse mundo fora.
Porque sim, pode ser só um programa de tv, mas é um programa de tv em que a mulher é seduzida, humilhada, vulgarizada em troca de brilho, de luxo, de dinheiro. E isso é o que passa para fora, para a sociedade portuguesa (que de si já nem é nada machista e onde nem se dá o caso de uma em cada três mulheres ser vitima de maus tratos...), para as meninas portuguesas que são bombardeadas com este triste panorama durante o almoço de domingo.
Continuo chocada. É que há mulheres independentes, que trabalham e fazem para ganhar as coisas que tem. Que não se iludem com luxo nem com dinheiro. Que não precisam que o homem que escolhem seja milionário para o amarem. Que conquistam cada bocadinho do seu espaço, que respeitam e esperam ser respeitadas. Mas dessas a TVI não fala.